domingo, 26 de dezembro de 2010

A pergunta que não quer calar

Desde que Isabella nasceu todo mundo me faz a mesma pergunta: "e aí? qual é melhor? parto normal ou cesáreo?".
Esta pergunta é muito difícil de responder. Primeiro porque não me lembro muito bem da minha recuperação do parto da Rebecca. Me lembro apenas que no dia do parto fiquei muito dolorida e com muito sono. Demorei para voltar da anestesia e quando voltei, fiquei a madrugada toda coçando! De manhã, às 5:00 quando levaram Rebecca para mim no quarto, eu ainda estava coçando e com dor, mal conseguia me mexer. Fiquei deitada com ela na cama amamentando e dormindo! E só tomei banho no dia seguinte ao parto, e com a ajuda da minha mãe.
Quando cheguei em casa, dois dias depois, subi 3 lances de escada sem problema nenhum. Eu realmente não me lembro muito bem. Lembro-me apenas que era difícil de abaixar e levantar, devido aos pontos da cesárea. Mas desde o primeiro dia eu dei banho na Rebecca e troquei as fraldas, sem problema nenhum.
Desta vez, fiquei muito dolorida, mas um dolorido diferente. Meu pescoço, braços e costas doíam muito, como se eu tivesse remado uns 50 km. Era uma dor de cansaço muscular, de excesso de ácido lático no corpo, sabe? Mal conseguia levantar os braços. Além disso, estava com dor no abdômen, na região das trompas, devido a ligadura que fiz pelo umbigo. Mas logo depois do parto, assim que a anestesia passou completamente eu já fui tomar banho sozinha! E conseguia até me agachar (para pegar o sabonete que caiu)!
Um fato que achei muito legal foi que levaram Isabella para mim no mesmo dia do parto, algumas horas depois. E ela dormiu do meu lado, no bercinho da maternidade! Mas ficou desde o início comigo!!! Isso foi mágico! Eu estava bem disposta e com condições de ficar com ela a noite toda! Adorei!
Como vocês podem ver, é muito difícil de saber qual é o melhor. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Acredito que a recuperação da cicatriz da cesárea é melhor e mais rápida, apesar da área ficar dormente por alguns anos (até hoje, dois anos depois). Pelo menos, a cicatrização da minha episotomia está demorando. Até hoje, 22 dias depois, ainda sinto um pouco de dor e desconforto na cicatriz!
Mas uma coisa é certa: a interação mãe e bebê, e pai e mãe durante o parto normal é indescritível! Você participa do processo, você se sente mais mãe...não sei explicar direito.
Eu acho que todas as mulheres deveriam passar por pelo menos 1 parto normal! É uma experiência indescritível! Dói, mas vale a pena! E hoje em dia, com anestesia, a dor nem é insuportável! Mas é um momento único, no qual você se sente completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário