sábado, 25 de dezembro de 2010

16/12/2010 - o parto

Chegamos na Perinatal as 14:50 mais ou menos.
No caminho para a maternidade, liguei para a Rosângela (a enfermeira que me sorteou no curso de gestantes para ganhar o upgrade para a suite VIP) para informá-la que eu estava indo para a Perinatal. Ela me informou que o filho da Juliana Paes tinha acabado de nascer e que ela iria me colocar na suite ao lado da Juliana Paes! Muito chique eu! :)
No carro, as contrações começaram a ficar ritmadas. De 7 em 7 minutos com 45 segundos de duração. Segundo minha médica eu estava em franco trabalho de parto! :)
Quando chegamos na suite, ela fez o toque novamente: 5 cm de dilatação. Ela decidiu estourar a bolsa para ver se acelerava o trabalho e parto. Eram 15:30!
Depois que ela estourou a bolsa o intervalo diminuiu para 3 minutos. A cada contração eu ficava de cócoras e fazia força. Descemos para a sala de parto natural. Não parava de sair líquido e sangue de dentro de mim. E as dores estavam ficando cada vez piores. Ainda bem que elas acabavam e só voltavam 3 minutos depois!
Lá pelas 16:40 eu já estava achando que não iria conseguir! Estava muito fraca, com a vista escurecendo, sem forças, e com muita dor. Cheguei a dizer para minha médica que eu achava que não iria conseguir. E ela disse que assim que eu tomasse a anestesia tudo seria diferente. Eu estava sem comer nada desde 11 horas da manhã...sendo que não dormi direito e estava a mais de 24 horas com dor! Esse negócio de trabalho de parto é muito sinistro!
Lá pelas 17 horas, eu já estava com 7 cm de dilatação e o anestesista e a auxiliar chegaram. Fomos, então, para o centro cirúrgico e finalmente tomei a anestesia peridural contínua. Ufa! As dores passaram, minhas pernas ficaram dormentes, e meu corpo todo começou a coçar! Recobrei o ânimo e consegui fazer força.
A cada contração eu tinha que puxar uma barra de ferro que tinha em cada lado da cama. Puxava com toda a força que tinha, mas parecia que não era suficiente. Minha médica falava o tempo todo: "puxa o ferro!". Fiquei quase duas horas puxando o ferro!
Chegou uma hora que o parto não estava mais progredindo, porque Isabella estava em deflexão de grau 1 (só descobri isso depois). Ou seja, estava com a cabeça na posição errada (olhando um pouquinho para cima). A minha médica tentou colocar a cabeça dela na posição duas vezes, mas sem sucesso.
Percebi uma tensão no ar e perguntei como a gente poderia saber se a Isabella estava bem! Afinal, um dos motivos pelos quais fomos para a Perinatal é que lá tem um tococardiógrafo (aparelho que monitora continuamente o batimento fetal do bebê e as contrações da mãe). Mas ao que tudo indica, ninguém lá sabe operar o tal aparelho! Minha médica usou então o velho e bom sonar! Depois de uma tentativa frustada (o volume do aparelho estava no mínimo) e alguns minutos de tensão, finalmente escutamos o coração dela. O aparelho estava marcando 106! Oh oh! Ela estava sofrendo! Calma! Este batimento podia ser o meu batimento e não o dela. Colocaram o monitor cardíaco em mim, nada...não funcionava! Ai, meu Deus! Será que nada funciona neste lugar?! Vamos tentar de novo! Perfeito. O batimento estava ótimo! Só de escutar já sabíamos que estava tudo bem! Vamos continuar então! "Força! Puxa o ferro!" E nada do parto evoluir! E a anestesia estava passando e eu estava voltando a sentir as dores...Tenho que confessar que é mais fácil fazer força quando se esta sentindo dor. Parece que você quer se livrar logo dela!
Voltando. Minha médica decidiu passar o Fórceps Simpson para ajeitar a cabeça da Isabella. E deu certo! Ela tirou o fórceps e decidiu me dar um pouco de glicose 50% para me ajudar na hora de fazer força. Demorou mais uns 5 minutos, fiz força umas 3 vezes e ela saiu! Que alívio! Nasceu! Às 18:58 com 3130g e 48cm.
Glória a Deus!

3 comentários:

  1. Binha, soube que você estava no quarto ao lado do meu lá na Perinatal! Na verdade, eu é que estava ao lado do seu! Que privilégio! Lá na hora eu não sabia. Você tinha que ter me avisado. Pq vc não foi lá me ver amiga? Saudade dos tempos se SVP! Me liga. 8888-9999
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Binha, li agora o seu blog ( nem sabia da existência do mesmo, que dirá que ele estava atualizado!!!), e fiquei passada com o que vc disse qto ao CTG, que ele só tinha na Perinatal!!!
    Aqui todos os consultórios de ginecologia e acompanhamento pré-natal têm. TODOS. Que dirá nos hospitais!
    Eu fazia isso todas as semanas no consultório. No final da gestacao, fazia diariamemte. E achava que no Brasil tb era assim!
    Até que o seu trab de parto foi traqnüilo, né? Nem se compara com as minhas 23:30 h, sendo que 15 horas seguidas com contracoes ritmadas e ultraaaaaa doloridas. E eu nao tinha ferro pra puxar. Puxava a camisa do Torsten e apertava a mao da parteira.Depois da PDA, foi um alívio tb. Mas com a anestesia eu até que agüentei bem as 8 horas restantes...
    Próximo parto só com PDA! Salve a PDA!!!!!
    Beijos e parabéns pela Isa!!!!

    ResponderExcluir
  3. digo: achava que no Brasil também "fosse" ( e nao "era").

    beijos

    ResponderExcluir