terça-feira, 17 de maio de 2011

Doação de leite



Decidi doar leite!
Já perdi a conta do número de pessoas que me diz: "seu leite deve ser muito bom, né? olha o tamanho dessa criança?!". Isabella está com 5 meses, 65,5 cm e 8080g. Ela realmente está acima da média, mas não acredito que seja por causa do meu leite. Rebecca também mamava em mim, e sempre esteve abaixo da média na estatura e acima da média no peso. Mas devo admitir que essa foi uma das razões que me fez pensar em doar leite.
Se meu leite é bom ou não, eu não sei. Não sei se existe isso de leite fraco e leite forte. Mas sei que existem nenêns internados em UTIs e que não podem mamar na mãe deles e nem mamar leites artificiais. E eu tenho leite sobrando, e posso doar. Então por que não doar?
Confesso que demorei bastante para resolver doar leite. Deveria ter feito isso desde o início, quando Isabella tinha 1 mês. Eu achava que eu teria que ir lá no banco de leite para doar, ou que eu teria que ir lá levar o leite, mas estava enganada. Eles vem até a sua casa, trazem os potes, a touca, a máscara e a etiqueta. E uma semana depois eles vem até a sua casa para coletar o leite. Olha que ótimo! Só descobri isso depois que resolvi ligar para eles para perguntar. É uma pena eu ter demorado tanto!
Doar leite não é simples. Primeiro você tem que etiquetar o pote, depois colocar a touca e a máscara, depois lavar os seios, depois lavar as mãos (primeiro lava cada dedo, depois as unhas, depois os pulsos e o braço até chegar no colovelo, isso sem deixar cair a água suja nos locais já anteriormente lavados) e depois você pode fazer a ordenha dentro do pote, sendo que a tampa do pote deve ficar virada para cima, nunca para baixo, para não contaminá-la.
Parece difícil, né? Dá até um desânimo! Mas é só você lembrar daqueles nenezinhos prematuros com baixo peso que você logo logo se anima! E depois da segunda vez que você faz, o processo se torna meio automático!
Eu uso a seguinte estratégia: durante a noite dou apenas o seio esquerdo para Isabella mamar, assim, o seio direito vai ficando cheio de leite. De manhã, após do banho dela, eu faço a ordenha. Hoje eu ordenhei pela terceira vez. Tive a sensação de ter sido tudo muito rápido. Com a prática, tudo fica mais simples.
Espero conseguir doar até eu voltar a trabalhar. Depois eu conto se consegui. Se você está pensando em doar, e se você tem leite sobrando, não hesite. Cada gota vale a pena!

Um comentário: