segunda-feira, 26 de maio de 2014

Diástase

Quando a gente fica grávida, uma das coisas que costuma ocorrer com frequência é a diástase abdominal. Para quem não sabe, ela é a separação dos músculos reto abdominais ocorrida devido a expansão da barriga. O resultado é uma barriguinha pra frente, meio estufada, com o umbigo mais raso e também dores lombares, devido a falta de sustentação abdominal.

A maioria das pessoas acredita que a única solução para diástase é cirurgia plástica para costurar os reto abdominais. Como não queria passar por nenhum procedimentto invasivo, procurei na internet alguma outra solução. E foi assim que descobri a Julie Tupler, uma enfermeira americana que desenvolveu uma técnica para fechar a diástase. Quando comecei a pesquisar, não havia nenhuma fisioterapeuta credenciada no RJ, e por isso tive que deixar de lado esta possibilidade e tentar abdominais por conta própria.

No desespero de perder a barriga e fortalecer o abdômen, acabei fazendo muitos abdominais que só pioraram a diástase, por não fortalecerem o músculo correto (o transverso do abdômen), e forçarem a separação do reto abdominal. Quando vi, minha diástase havia aumentado! Fui procurar novamente, para saber se existia alguém que pudesse me ajudar. E encontrei a Betânia Franklin, uma fisioterapeuta credenciada aqui no RJ, na Barra. Confesso que fiquei desanimada de ter que ir a Barra da Tijuca, mas achei que valia a pena, e não me arrependo.

Para saber se existe alguém credenciado na sua área, veja a lista aqui.

No início do tratamento eu tinha 3 dedos de diástase superior (na altura da boca do estômago) com profundidade média, 4 dedos de diástase na altura do umbigo, e com profundidade alta (profundo) e 2 dedos de diástase inferior (2 dedos abaixo do umbigo) com profundidade média. Representa-se isso assim:

Diastase (início do tratamento):
Superior: 3 M
Médio: 4 P
Inferior: 2 M

Circunferência (início do tratamento):
Superior: 73
Médio: 84
Inferior: 86





Depois de 3 semanas de exercícios, que a Betânia me explicou na primeira consulta, e do uso da faixa abdominal (comprada na primeira consulta), obtive um resultado pequeno em relação a diástase, mas incrível em relação as medidas! No início achei que não fosse conseguir fazer os exercícios, porque meu transverso abdominal, apesar das várias abdominais que eu fazia, era muito fraco.

Diastase (3 semanas de tratamento):
Superior: 3 M
Médio: 3 1/2 P
Inferior: 2 M

Circunferência (3 semanas de tratamento):
Superior: 70
Médio: 76
Inferior: 83






Depois de mais 4 semanas fui reavaliada e obtive o seguinte resultado:

Diastase (7 semanas de tratamento):
Superior: 2 R
Medio: 3 P
Inferior: 2 M

Circunferência (7 semanas de tratamento):
Superior: 70
Medio: 74 1/2
Inferior: 84





Depois de mais 3 semanas fui reavaliada e obtive o seguinte resultado (devo dizer que engordei 1,5 kg nestas 3 semanas e não estava fazendo atividades físicas regulares, e por isso as medidas aumentaram).

Diastase (10 semanas de tratamento):
Superior: 1 R
Medio: 3 M
Inferior: 2 R

Circunferência (10 semanas de tratamento):
Superior: 72
Medio: 75
Inferior: 83

(falta foto)

Ainda não terminei o tratamento e continuo fazendo os exercícios e as avaliações, mas gostaria de compartilhar com vocês que não é necessária nenhuma cirurgia para fechar a diástase. Apenas a técnica certa e muita força de vontade!



21 comentários:

  1. Suas dicas foram preciosas para turbinar o meu projeto de peder a barriga! Comecei a série de seis semanas hoje! Vamos ver no que vai dar! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica. Vc pode me informar telefone e endereço da clínica, preço consulta e tratamento? Desde já obrigada.
    Thais Regis
    thais.regis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi. Comecei a fazer agora, mas estou curiosa com o pós tratamento, mais especificamente com a manutenção. .. como foi ou como está sendo?
    danileite@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi. Comecei a fazer agora, mas estou curiosa com o pós tratamento, mais especificamente com a manutenção. .. como foi ou como está sendo?
    danileite@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi bom dia!!!
    Tem como vc me passar o telefone da Drª Betânia
    por favor, preciso ir urgente nela. Obrigada!!!
    graci.gss@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. depois que termina o tratamento tem que continuar usando a faixa?
    moro no maranhão e não tem ninguem credenciado aki ;(

    ResponderExcluir
  7. Tenho diástase e ainda adquiri uma hérnia umbilical devido à gravidez. Minha filha tem 2 anos, sou magra e continuo barriguda. Estou quase fazendo a cirurgia ... help !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você quer deixar seu email para podermos conversar melhor? Você mora onde? Não faça a cirurgia ainda não, dê uma chance ao método!

      Excluir
  8. Olá. Vc poderia enviar o telefone da Dr Betânia para mim por favor?
    monalizaoliveiradc@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá gostaria do contato da França Betânia. Obrigada.
    rafaclauluan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá gostaria do contato da França Betânia. Obrigada.
    rafaclauluan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome dela é Betania Franklin e o celular dela é 985568064.
      O consultório dela é lá na barra da tijuca.

      Excluir
  11. Olá! Sabe se a dra oferece alguma alternativa de tratamento à distância? Obrigada por dividir a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Entre em contato com ela. Senão veja se alguma destas atende perto de você: https://diastasisrehab.com/licensees#br

      Excluir
  12. Olá! Sabe se a dra oferece alguma alternativa de tratamento à distância? Obrigada por dividir a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sabrina, não sei, mas se quiser, verifique as outras fisioterapeutas que atendem no site: https://diastasisrehab.com/licensees#br

      Excluir
  13. Qual tipo de faixa se usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma faixa criada, vendida e patenteada pela enfermeira Tupler.

      Excluir
  14. Olá. Estou fazendo o tratamento a distância, mas gostaria de saber quanto tempo durou o seu tratamento, e se depois que você terminou a diastase se manteve fechada? Você tem que ter algum cuidado para mantê-la fechada? Obrigada! Seu depoimento foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,

      meu tratamento durou umas 12 semanas, mas infelizmente, devido a distância tive que interrompê-lo antes de fechar totalmente a diástase. Ela abriu um pouquinho exatamente por não ter tomado os devidos cuidados: não fazer abdominais que tirem os ombros do chão, manter o umbigo lá no fundo da barriga toda vez que contrair o abdômen, levantar de lado e não de frente e, manter a postura ereta ao se sentar. Acho que com estes cuidados sua diástase não abre de novo.
      Fico feliz de ajudar!

      Excluir
  15. Olá poderia me enviar o contato da Betânia?!meu e-mail alinempsilva@gmail.com

    ResponderExcluir